top of page

Atenção pais: pode não ser preguiça

  • Adelar Dias Junior
  • 9 de ago. de 2016
  • 1 min de leitura


De repente a professora conversa com os pais e comenta que o filho vive no mundo da lua. O boletim escolar chega e logo as notas vermelhas dominaram. As tarefas no caderno estão incompletas. O que aconteceu?

Nem sempre a criança que não termina seus deveres e não presta atenção é preguiçosa. Quando esse tipo de comportamento se repete com muita frequência, pode ser um dos sinais do Transtorno de Déficit de atenção e esse quadro é mais comum do que imaginamos.

Desenvolver o transtorno pode estar ligado a vários fatores, que em nossos dias são até corriqueiros, como separação dos pais, problemas econômicos na família, brigas em casa, drogas e violência doméstica. Segundo a terapeuta Ignês Martins Santos Rodrigues, do Espaço Psiconous, as crianças percebem o que acontece ao seu redor, “as crianças se preocupam mais do que os adultos”.


Como identificar


De acordo com Ignês Rodrigues, as mudanças de comportamento são os primeiros sinais do transtorno. De repente a criança deixa de interagir como naturalmente acontecia. Teve dificuldade de aprender alguma matéria e esse fato começou a ser freqüente. Esses podem ser sintomas do transtorno. Normalmente os professores, pela proximidade com as tarefas escolares do aluno percebem com mais clareza.

Ignês alerta que o mais indicado a fazer, quando há suspeita desse problema, é procurar um profissional que entenda a questão e tenha uma visão ampla do assunto: neuropediatra, psicopedagogo por exemplo. “O tratamento inadequado pode prejudicar o desenvolvimento da criança”, explica Ignês.

Maiores informações e dúvidas podem entrar em contato com o Espaço Psiconous, 3096-7979 / consultoriocear@gmail.com


Comments


© 2023 by Clipped. Proudly created with Wix.com

bottom of page