top of page

Coluna Tamborete de Boteco: Carnaval do caos


Circula pelas redes sociais o aviso de paralisação geral no Espírito Santo a partir de amanhã, dia 24


Aviso aos foliões de plantão, que mesmo diante da crise ainda programa se divertir nesse carnaval, a festa pode estar comprometida em mais um capítulo da crise na segurança do Espírito Santo, que vai se desenrolar no período da festa. Já circula em áudio e imagens pelas redes sociais um aviso de paralisação geral no estado. A convocação vem com a assinatura de várias entidades de classe, que se unem às mulheres e parentes dos PMs. A veracidade da comunicação naõ foi confirmada e alguns sindicatos que aparecem no panfleto desmentiram a participação no suposto movimento.


Se a manifestação acontecer de fato, será mais um fim de semana de caos e logo no feriado de carnaval, o que provocará enorme prejuízo financeiro e colocará o governador em uma verdadeira sinuca de bico. Hartung está somente colhendo o que plantou, pois a flagrante incompetência do governo para negociar provocou o prolongamento da paralisação da Polícia Militar no Espírito Santo, causando enorme prejuízos à sociedade. A segurança pública está comprometida desde a noite do dia 3 de fevereiro, o que provocou um verdadeiro pandemônio em terras capixabas. Inexplicavelmente, o arrogante Secretário de Segurança, André Garcia, seguindo o modelo do chefe maior, Paulo Hartung, já no dia 4 (primeiro dia de manifestação) veio público e bradou para quem quisesse ouvir que “não tem negociação enquanto tiver paralisação”. Ou seja, primeiro os militares voltam ao trabalho e somente depois o ilustre e onipotente secretário negociaria.


É obvio que não daria certo. A arrogância e falta de senso do governo custou centenas de vidas e colocou o estado nas manchetes mundiais. Nem assim Paulo Hargunt e sua turma tiveram a humildade de reconhecer o caminho errado, e ao invés de sentar com as manifestantes, convocaram forças federais. Uma atitude que além de cara é ilegal, pois a legislação prevê o envio das forças federais somente quando de esgotam todas as possibilidades, o que nem de longe é o caso, visto que não houve qualquer tentativa por parte do governo em resolver o conflito.


Boa Notícia

A boa notícia vem do site do Sindipol/ES, que acena com pequena alteração na condução do governo para a crise, pelo menos no que se refere à Polícia Civil. De acordo com sindicato, o governo está sedendo e atendendo algumas reivindicações da categoria, como nomeação de delegados e liberação de verba complementar. É uma fraca luz no fim do túnel, ainda incapaz de debelar as trevas da crise, mas uma esperança.

bottom of page