Campanha para atualizar caderneta de vacinação
- Agência Brasil e SESA
- 27 de set. de 2016
- 3 min de leitura

Começou no dia 1 9/09 a Campanha Nacional de Multivacinação em todo o país, para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. O público-alvo da mobilização são crianças menores de 5 anos e crianças e adolescentes de 9 anos a 1 5 anos.
O Dia D de mobilização nacional está marcado para o próximo sábado (24), quando os postos estarão abertos para atender aos que tiverem dificuldades de comparecer em horário comercial. A campanha segue até 30 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos em todo o Brasil. Ao todo, 350 mil profissionais participam da ação.
De acordo com o Ministério da Saúde, foram enviadas a todas as unidades da Federação 26,8 milhões de doses - incluindo 7,6 milhões para a vacinação de rotina de setembro e 1 9,2 milhões de doses extras para a campanha.
Atualização da caderneta
O objetivo da ação é combater a ocorrência de doenças imunopreveníveis no país e reduzir os índices de abandono à vacinação – principalmente entre adolescentes.
Mudanças no calendário de vacinação
Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde alterou o esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 1 0 valente.
O esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral. Até 201 5, o esquema era de duas doses injetáveis e três orais.
Já a vacinação contra o HPV passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas para meninas saudáveis de 9 a 1 4 anos. Meninas de 9 a 26 anos que vivem com HIV devem continuar recebendo o esquema de três doses.
No caso da meningocócica C, o reforço, que era administrado aos 1 5 meses, passou a ser feito preferencialmente aos 1 2 meses, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras duas doses continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.
A pneumocócica sofreu redução de uma dose e passou a ser administrada em duas (2 e 4 meses), com um reforço preferencialmente aos 1 2 meses, mas que pode ser recebido até os 4 anos.
Espírito Santo
O Espírito Santo recebeu do Ministério da Saúde 1 71 mil doses extras das vacinas que serão ofertadas durante a Campanha Nacional de Multivacinação, que começa na segunda-feira (1 9) e vai até o dia 30 de setembro. O Estado tem 545 salas de vacinação, e todas devem funcionar durante a mobilização.
A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), que coordena a distribuição dos imunobiológicos enviados pelo Ministério da Saúde, destaca que as vacinas que serão administradas durante a campanha estão disponíveis todos os dias nas unidades de saúde municipais. No entanto, a realização da campanha serve para chamar a atenção para a importância de manter a caderneta de vacinação da criança e do adolescente em dia.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, orienta que pais e responsáveis levem as crianças menores de 5 anos (até 4 anos 11 meses e 29 dias) e as crianças e os adolescentes na faixa de 9 a menores de 1 5 anos (até 1 4 anos 11 meses e 29 dias) a uma unidade de saúde municipal, no período da campanha.
“É importante aproveitar essa oportunidade e levar a carteira de vacinação para se avaliada pelo profissional de saúde. Assim você terá a certeza de que seu filho ou a criança ou o adolescente pelo qual você é responsável está protegido”, disse a coordenadora.
Vacinas que serão ofertadas na campanha
BCG: protege contra formas graves de tuberculose;
Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo B (bactéria que causa meningite);
Pneumocócica 10-valente: protege contra o pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite;
Meningocócica C: protege contra o meningococo C, bactéria que causa meningite;
Rotavírus: protege contra diarreia e desidratação;
VIP: protege contra os sorotipos 1 , 2 e 3 da poliomielite;
VOPb: protege contra os sorotipos 1 e 3 da poliomielite;
Tríplice Bacteriana Acelular (dTpa): protege contra difteria, tétano e coqueluche;
Dupla Adulto (dT): protege contra difteria e tétano;
Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola;
Tríplice Bacteriana (DTP): protege contra difteria, tétano e coqueluche;
dTpa: é administrada em adolescentes grávidas e protege contra difteria, tétano e coqueluche;
Hepatite A: protege contra a hepatite A;
Varicela: protege contra catapora;
HPV: protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, dois deles responsáveis por 90% das verrugas genitais e os outros dois pelo aparecimento de cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero;
Febre Amarela: protege contra a febre amarela e é recomendada para crianças e adolescentes que vão se deslocar para áreas fora do Espírito Santo com recomendação de vacinação.
Comments