Ações educativas marcam Campanha contra a Aids em Cariacica
- Da Redação com informações da Assessoria de
- 29 de nov. de 2016
- 3 min de leitura

Estudos demonstram que a população brasileira ainda se descuida quando o assunto é prevenção contra o HIV, a veracidade dos levantamentos é constatado no crescimento da AIDS entre os jovens, principalmente entre 15 e 24 anos, e homossexuais masculinos, contrariando a tendência mundial, que a redução do numero de novos casos.
Para combater o preconceito e incentivar a prevenção à Aids, é celebrado no dia 1° de dezembro, o Dia Mundial da Luta contra a Aids. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.
A Secretaria de Saúde de Cariacica, por meio Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, em parceria com a Casa de Apoio Campo Grande, preparou algumas atividades. Ações educativas com distribuição de material informativo, entrega de preservativos e realização de testes rápidos e gratuitos de Aids estão na programação.
A mobilização educativa no Faça Fácil, que acontecerá amanhã, dia 30 de novembro, abre as atividades da campanha no município. A ação será realizada com a parceira da Coordenação de Diversidade Sexual, da Secretaria de Desenvolvimento Social. Das 9h às 12h, haverá abordagem educativa com orientações sobre a doença, além de distribuição de preservativo e exames rápidos de HIV.
Já no dia 1º de dezembro, quinta-feira, logo cedo, a partir das 8h, haverá uma oficina para os usuários do Centro de Referência IST/Aids de Cariacica com o tema “Quem usa preservativo não se contamina com o HIV”. Os profissionais da unidade abordarão sobre a importância do uso da camisinha para se proteger e também cuidar da saúde do parceiro. Ainda neste dia, haverá uma programação no Shopping Moxuara, das 16h às 21h30 com a distribuição de material informativo e realização de teste fluido oral.
No dia 6 de dezembro, no período das 7h às 11h30, a ação de conscientização e prevenção da Aids será na Central de Abastecimento (Ceasa). Em parceira com a Casa de Apoio de Campo Grande, haverá a distribuição de material informativo sobre as infecções sexualmente transmissíveis, além de entrega de preservativos. A equipe do Centro de Referência IST estará à disposição incentivando a testagem preventiva.
Programação
Quarta-feira, dia 30 de novembro: Ação educativa com distribuição de material informativo, entrega de preservativos e testes rápidos, No Faça Fácil – Av, Brasilina Santos, Santo André,: das 9h às 12h;
Quinta-feira, dia 1º de dezembro: Roda de conversa sobre a prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis, no: Centro de Referência IST/Aids – Rua Luciano Lube, Campo Grande, a partir das 7h;
Quinta-feira, dia 1º de dezembro: Oficina fiquei sabendo “Quem usa preservativo não se contamina com o HIV”, no Centro de Referência IST/Aids – Rua Luciano Lube, Campo Grande, a partir das 8h;
Quinta-feira, dia 1º de dezembro: Ação educativa com distribuição de material informativo e teste fluido oral, no Shopping Moxuara – Rodovia BR-262, Campo Grande, das 16h às 21h30:
Terça-feira, dia 06 de dezembro: Ação educativa com distribuição de material informativo, entrega de preservativos e testes rápidos, no Centro Comercial (Ceasa) – Rodovia BR 262, Vila Capixaba, das 7h às 11h30;
Quinta-feira, dia 15 de dezembro: Roda de conversa com os jovens sobre a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. A ação será em parceria com a Coordenação de Diversidade Sexual da Semdes, no Centro de Referência IST/Aids – Rua Luciano Lube, Campo Grande, a partir das 14h.
Saiba mais sobre a Aids
A Aids, causada pelo vírus HIV, é uma doença que ataca as células de defesa do corpo, levando a perda progressiva da imunidade. Ela afeta, principalmente, o sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo de outras doenças. A Aids pode ser transmitida de várias formas: sexo sem proteção, de mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou amamentação, o compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas. O diagnóstico precoce da doença, ajuda o infectado a viver com qualidade de vida, tomando as medicações indicadas e seguindo corretamente as recomendações médicas. Por conta disso, é importante realizar o teste.
Testes e tratamento
O Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids de Cariacica realiza os exames rápidos e acompanhamento médico aos pacientes infectados. O centro faz a testagem rápida gratuita de detecção de HIV, Sífilis, hepatites B e C, além de promover apoio e atendimento aos pacientes com o vírus HIV. O teste rápido também está disponível em todas as unidades de saúde durante todo o ano.
No Centro de Referência IST/Aids, os pacientes têm à disposição a medicação retroviral (o coquetel) fornecida pelo Ministério da Saúde, além de apoio de uma equipe multidisciplinar composta por clínico, ginecologista, farmacêutico, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta. Atualmente, o centro acompanha 1.235 pacientes com HIV.
A unidade realiza cerca de 250 testagens rápidas de HIV por mês. O resultado sai em 15 minutos por meio do teste rápido de fluído oral ou da coleta de sangue a partir de uma picada no dedo.
Comments