Basil novamente nas ruas contra a corrupção
- Da Redação - Foto: Agência Brasil
- 5 de dez. de 2016
- 1 min de leitura

Em cerca de 200 municípios ocorreram menifestações neste domingo, 04/12. Milhares de pessoas protestaram nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal, contra a corrupção e a favor da Operação Lava Jato. Os manifestantes pediam, entre outras medidas, a rejeição às mudanças no pacote de medidas anticorrupção, aprovadas pela Câmara dos Deputados, e o fim do foro privilegiado.
Os principais alvos foram presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), bem como "políticos corruptos" de forma generalizada.
Em nota, o Palácio do Planalto disse respeitar as manifestações, “Milhares de cidadãos expressaram suas ideias de forma pacífica e ordeira. Esse comportamento exemplar demonstra o respeito cívico que fortalece ainda mais nossas instituições. É preciso que os Poderes da República estejam sempre atentos às reivindicações da população brasileira”, destacou o Planalto, no comunicado.
a Câmara dos Deputados e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também comentaram os protestos, já que havia críticas nominais a Renan e ao pacote de medidas contra a corrupção que foi alterado pelos parlamentares na última semana. Segundo Renan Calheiros, o Senado Federal continua "permeável e sensível às demandas sociais". Já o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, divulgou uma nota em nome da instituição classificando os protestos como legítimos e democráticos. "Manifestações desse tipo, em caráter pacífico e ordeiro, servem para oxigenar nossa jovem democriacia e fortalecem o compromisso do Poder Legislativo com o debate democrático e transparente de ideias", escreveu.
Comments