top of page

Verão chegou, cuidados na praia

  • Da Redação - Foto: Denise Dias
  • 29 de dez. de 2016
  • 3 min de leitura

O verão chegou com tudo no Espírito Santo, as praias estão recebendo os banhistas em grade número, e nesse caso alguns cuidados são importantes, para que a a alegria não se transforme em tristeza.


Afogamentos

Infelizmente todo ano temos notícias desagradáveis de afogamentos, muitos fatais. Pior é saber que grande parte desses casos poderiam ser evitados com cuidados simples. Atenção à alguns detalhes é importante e pode salvar vidas.


Cuidado coma as crianças que nunca devem ficar só no mar, sem a supervisão constante de um adulto.


Ingestão de Bebida Alcoólica é um risco e não só na direção do carro. Alcoolizado, o banhista irá enfrentar dificuldades até mesmo nas partes mais rasas.


Nadar sempre paralelo à praia e procure tamar banho de mar onde tenha salva-vidas.

Se não souber nadar, não entre no mar e não confie em bóias, objetos flutuantes, pranchinhas: eles transmitem uma falsa segurança. Não entrar no mar para salvar alguém. Procure imediatamente um salva vidas. A pessoa inabilitada para salvamento, geralmente morre afogada também.


Preste atenção em buracos, depressões e outros desníveis que podem levar a acidentes


Alimentação

Nesta época do ano os riscos de contaminação na praia aumentam por causa da temperatura mais alta e o aumento de banhistas. Alguns pontos são importantes para evitar uma intoxicação alimentar ou problemas gastrointestinais.


Na praia, prefira produtos que passaram por calor ou industrializados. Quer comer milho na praia? Evite a manteiga, pois ela fica no calor em um frasco sem informação de validade ou fabricação. O sorvete também é uma ótima opção, já que é embalado e refrigerado. Já o pastel, mesmo que gorduroso, é frito – a alta temperatura mata vírus e bactérias. Só preste atenção na manipulação do alimento.


O queijo coalho não é uma boa opção. Apesar de passar na brasa, o aquecimento é superficial e não garante que as bactérias sejam mortas. Bebidas batidas com leite também devem ser cortadas do cardápio da praia. Na hora de comprar a água, cheque se ela estava lacrada e peça que ela seja aberta na sua frente.


Para evitar a contaminação, a virose, leve o seu petisco pra praia em isopor ou sacola térmica. Além de mais econômico, você sabe a procedência. Biscoito polvilho, amendoim, frutas e vegetais são algumas das opções.


Exposição ao Sol

Além de ser gostoso, estudos mostram que tomar sol melhora a imunidade e ajuda a prevenir doenças, sendo que esses benefícios são em grande parte devido à produção da vitamina D. Entretanto, o excesso da radiação solar tem efeitos contrários e graves para a saúde.


O primeiro e mais comum efeito desagradável da praia são as queimaduras. Caudas pelos raios solares, principalmente em crianças e pessoas de pele clara. As queimaduras podem ser muito dolorosas e para evitá-las use sempre protetor solar no corpo todo e evite os horários de maior incidência solar, entre as 10 da manhã e 4 da tarde. Dias nublados também podem queimar, uma vez que os raios UV atravessam as nuvens


O excesso de sol também causa o envelhecimento precoce. A exposição sem proteção causa aparecimento de rugas e manchas na pele. Alé de problemas de visão, como catarata, pterígio e até câncer de pele nas pálpebras. Os problemas de visão são muitas vezes causados por queimadura da córnea. Para se proteger, use sempre óculos escuros com bons filtros de absorção de radiação UVA/UVB, e bonés para proteção dos olhos.


O câncer de pele é certamente a condição mais terrível e perigosa da exposição ao sol. Ocâncer de pele é uma neoplasia que atinge a derme e pode se dividir em carcinona basocelular, carcinoma epidermoide e melanoma, sendo esta última uma das doenças mais letais da humanidade. A melhor maneira de prevenir é evitar o sol nos horários mais fortes e sempre usar protetor solar, Especialmente se você tem a pele clara.


É sempre importante lembrar que pessoas de pele clara devem ter cuidado extra ao tomar sol e usar protetores solares com alto fator de proteção solar. Consulte o seu médico dermatologista para saber qual o melhor tipo de filtro solar para o seu tipo de pele.


Com esses cuidados o verão e as férias serão só alegria!

Comments


© 2023 by Clipped. Proudly created with Wix.com

bottom of page