top of page

Dicas para aliviar o gasto na Volta às aulas

  • Adelar Dias Junior
  • 11 de jan. de 2017
  • 2 min de leitura

Todo começo de ano a população sofre para equilibrar o orçamento para o ano e ainda lidar com o efeito dos gastos de fim de ano. Um dos gastos, que pesa bastante entre janeiro e fevereiro, é o material escolar. Por isso o Folha Notícias Espírito Santo preparou algumas dicas para aliviar um pouco o impacto destes gastos nas famílias.


A começar pela lista dos itens que restaram do período letivo anterior e que podem ser reaproveitados. Muitos pais também vendem os livros usados pelos filhos no ano anterior e que se não houver atualização, serve perfeita mente para o ano que inicia, chega a custar menos da metade do preço na livraria. Assim, sabendo o já tem, agora é partir para comprar somente do que for realmente preciso.


É muito importante se dedicar ao trabalho de comparar preços em diferentes lojas, gastar sola de sapato pode representar uma grande diferença no valor final da compra. Todo material publicitário deve ser guardado, ele serve tanto para garantir o preço anunciado na loja, quanto para negociação em outros estabelecimentos. Outro ponto importante se refere às marcas e estampas, que podem dobrar o valor do material.


Algumas lojas concedem desconto para compra em grandes quantidades, portanto reunir um grupo de pais pode ser uma boa ideia e gerar economia.


Por fim, é importante esclarecer que a escola não pode solicitar materiais de uso coletivo – higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone; ou de marcas específicas nem em um só estabelecimento. Somente para apostilas pode haver exigência de compra em determinados locais ou na própria escola.


Outro item importante é o uniforme escolar. Somente se a escola possuir uma marca devidamente registrada poderá estabelecer que a compra seja feita na própria escola e/ou em outros estabelecimentos pré-determinados. O modelo do uniforme não pode ser alterado antes de transcorridos cinco anos de sua adoção.


No Espírito Santo, o Ipem/ES já lançou a "Operação Volta às Aulas" que vai até o dia 20 de janeiro fiscalizando os materiais escolares ofertados no comércio de vários municípios do Estado. A fiscalização verificará se os materiais escolares comercializados atendem aos requisitos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro. Os fiscais visitarão os estabelecimentos comerciais onde a oferta destes produtos é maior neste período, tais como papelarias, lojas de utilidades, supermercados.


Durante a operação, várias amostras de material escolar serão coletadas e levadas para análise no laboratório do setor de Pré-Medidos do Ipem/ES.


Comments


© 2023 by Clipped. Proudly created with Wix.com

bottom of page