top of page

Coluna Tamborete de Boteco: O povo é só um detalhe

  • Adelar Dias Junior
  • 12 de jan. de 2017
  • 2 min de leitura

Mais uma vez podemos notar a relevância do povo e suas necessidades no pensamento dos gestores de nossa política. Ao que parece a importância da população se resume ao voto, que infelizmente pode ser trocado até mesmo por “um marmitex”, depois disso é descartável e não merece consideração.

Digo isso analisando o que está ocorrendo em Itacibá, referente às vagas para o 6º ano do ensino fundamental, onde foi retirada a série da Escola Maria Penedo (Polivalente), sem sequer um aviso prévio para os pais dos alunos, que agora estão sem saber o que fazer.


Por mais incrível que pareça,a orientação da SEDU é que os alunos deverão ser matriculados nas unidades mais próximas. Orientação típica de decisões de gabinete, não não conhece a realidade da região e nem mesmo tem um mínimo conhecimento do impacto que isso gerará. Uma vez que a unidade da Rede Municipal, que atende o bairro não comportará o fluxo de alunos e não existe outra opção no bairro, esses alunos terão que se deslocar para outros bairros e isso é claro terá um custo para as famílias.


Nesta situação os pais estão totalmente desamparados, sem nenhum apoio, nem mesmo político, e ao que parece todos estão simplesmente lhes virando as costa, afinal o voto já foi dado e em mais quatro anos isso tudo passará. O município, não oferece solução, tão pouco o Estado, que são quem constitucionalmente deveriam garantir a educação e no entanto consideram o dever cumprido com a orientação de matricular nas unidades mais próximas, que no mapa realmente parecem próximas, mas na realidade não são. Indo para essas unidades, as criança terão que andar em média mais de 3 quilômetros, ou então pagar condução, o que é inviável para a renda média dessa população atendida pela escola.


Resultado, existe o risco de Itacibá ter um alto índice de evasão escolar no 6º ano. Será que isso foi pensado antes da decisão?



A SEDU diz que a decisão será para implantar no local a Escola Viva, que atenderá somente o nível médio. Mas o impacto da decisão, provavelmente de gabinete, não foi amplamente analisado e nem debatido com os mais interessados, o povo, que afinal é só um detalhe.


Comentarios


© 2023 by Clipped. Proudly created with Wix.com

bottom of page