Estacionamento rotativo de Cariacica na mira do legislativo
- Adelar Dias junior
- 23 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Na sessão da Câmara Municipal de Cariacica, do dia 23 de janeiro, o vereador Edson Nogueira (PMDB) questionou o estacionamento rotativo implantado em Cariacica, segundo ele a Câmara Municipal, como órgão de fiscalização deve verificar o contrato com a prestadora de serviço, responsável pelo sistema e, principalmente, se os funcionários da empresa possuem capacidade e autonomia para cobrar a “multa” dos motoristas que não tiverem o ticket de estacionamento em seus carros.

No entanto o vereador não é o primeiro a levantar dúvidas sobre o rotativo de Cariacica. No dia 16 de janeiro o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) postou em sua página do Facebook sobre o assunto. Na postagem o deputado questiona a terceirização do serviço: “Fui examinar e vi que é uma firma terceirizada que 'explora' o serviço . Aí pergunto : por que toda saída que se arranja e pro povo pagar? Por que tem que terceirizar o serviço? Se dá lucro pra terceirizada por que a prefeitura mesmo não explora? Por que não deixam a primeira uma hora de estacionamento de graça? Porque tira o lucro da empresa terceirizada?”. Ao final do post o deputado ainda promete “investigar este contrato via CPI.
Alguns pontos deve-se avaliar sobre o assunto, o primeiro é que sem dúvida a falta de local para estacionar pode prejudicar o comércio em locais como a avenida Expedito Garcia e a prática da cobrança do rotativo já é apicada em outros municípios da Grande Vitória, inibindo, inclusive, a ação dos flanelinhas que ameaçavam e extorquiam os motoristas que precisassem estacionar em determinadas áreas. É claro que a cobrança e qualquer contrato firmado entre a prefeitura e empresa terceirizada devem ser fiscalizados com afinco pela Câmara, afinal, essa é verdadeiramente uma das atribuições institucionais da Casa e o resultado sempre tem que privilegiar a população, e não interesses pessoais de ninguém.
Comments